15 de outubro - Dia do professor

por Ascom_08 — última modificação 25/07/2016 11h29

Orlando Mendes lembrou-se de exaustivas batalhas travadas outrora, nas quais o legislador e professores se uniram para consolidar projetos e concretizar sonhos de docentes e discentes do município. O registro de escolas, a construção, restauração e ampliação de prédios escolares e ainda a implantação do campus da Universidade Estadual do Maranhão são resultados do grande esforço de professores e alunos. Lutas das quais Orlando Mendes participou ativamente.

Longe de está no patamar em que se almeja, a educação em Santa Inês evoluiu. E não apenas por mérito de administradores que passaram pela prefeitura. Evoluiu por que tem verdadeiros guerreiros dentro das salas de aulas. Mães, pais, filhos e, acima de tudo, seres humanos que desenvolveram habilidades que os ajudam a lidar com crianças e jovens que estão em fase escolar, como metodologias de trabalho e didática de ensino.

Esse ser humano tem um papel social imenso e, hoje, o professor está ainda mais envolvido no exercício da profissão, pois as metodologias de ensino mudaram de uns anos pra cá.

Atualmente o professor é – ou deveria ser - reconhecido como o instrumento que proporciona a circulação do conhecimento dentro da sala de aula e não o ‘todo poderoso’.

Isso acontece em razão da maneira em que conduz as aulas. O professor considera os conhecimentos que os alunos levam consigo e estimula os aprendizes a manifestarem a opinião deles acerca dos assuntos discutidos.

“São esses alguns dos motivos que me levam a enaltecer a função do mestre na sociedade moderna.” Finalizou o vereador.